quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Feira de ciências -3ºano/32

Pensando sobre o que fazer para a feira de ciências? Nos  ocorreu sobre a importância do aluno ter uma visão global a respeito de coisas que fazem parte da própria vida, como: energia elétrica, papel, vidro, plástico e também sobre termos palavras) que nem sempre são utilizados corretamente. Ainda é importante oportunizar a tomada de atitude e o empenho do aluno em pesquisar e apresentar os resultados aos colegas.

Assim, utilizando os vídeos: De Onde Vem? Os quais encontrei no you tube.

Meus alunos trouxeram algumas experiências incríveis. São uns amores.


Dia do Professor

Foi muito interessante a dinâmica que foi realizada na escola Ruy Ramos, com professores e funcionários, por ocasião de uma janta em comemoração ao Dia do professor. Cada um recebeu retângulos de papel -marrom na frente e claro no verso- onde foram escritas as decepções e os tropeços ocorridos na sua vida profissional e fazer um canudinho, após, todos receberam quadrados vermelhos, onde foram escritas as felicidades e as realizações ocorridas ao longo da profissão, os quais serviram para fazer a dobradura de uma tulipa. Durante a montagem da tulipa e o caule, conclui-se que as coisas ruins servem de sustentação para as alegrias e realizações. 
 É gratificante quando observamos que realmente interferimos e ajudamos na vida de nossos alunos, que auxiliamos o despertar da auto estima, da confiança, da autonomia. É impressionante como hoje , vejo o quanto iniciei despreparada e hj estou mais consciente do quanto cada atitude  é importante. 
Dia do Professor é dia de reflexão.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Feed back das provas

Avaliar para dar notas é uma exigência do sistema estadual de educação. Embora cumpra essa exigência, procuro sempre rever as provas com os alunos. O processo funciona assim: após corrigir e dar nota às provas, entrego-as aos seus donos e em conjunto vamos analisando e respondendo as questões ,em conjunto, no quadro e tentando solucionar as dúvidas.