domingo, 22 de maio de 2016

Psicomotricidade é necessidade básica para aprender

Sugestões de atividades para desenvolvimento da psicomotricidade - ferramentas da aprendizagem

 
Sugestões de  Estas sugestões de atividades (para desenvolvimento da psicomotricidade) podem ser desenvolvidas em sala de aula, na quadra de esportes, nas recreações, adequando á faixa etária, inclusive podem e devem ser usadas com alunos ANEEs ( observando as adequações, lembrando dos alunos DA, DV e  DF que não poderão participar de atividades que requerem atividades como correr, pular e etc ) lembrando que jogos são para todas as idades, e quando tem objetivos, são mais valiosos. São atividades simples, que não exigem muitos recursos didáticos, devem ser escolhidos de acordo com as dificuldades dos alunos no grafismo, cálculo e outros. Lembrando que o domínio do esquema corporal, orientação e localização espaço temporal, podem ser trabalhadas de forma lúdica e são fundamentais nas aquisições de habilidades  mais complexas e abstratas, em todo processo de aprendizagem. 





Organização e Orientação Espacial
As relações espaciais descrevem como os objetos estão posicionados no espaço a nossa volta. Quando interagimos com o que nos cerca ou quando olhamos para pessoas ou objetos desenhados em papel, usamos a habilidade de organização e orientação espacial para reconhecer e entender as relações  espaciais. Essa habilidade nos ajudan a perceber se os objetos estão próximos ou distantes, á direita ou a esquerda, acima ou abaixo de outros objetos. As crianças precisam ter a habilidade de organização e orientação espacial funcionado  para aprenderem a ler, escrever, contar e se orientar por mapas, por exemplo.
Habilidades Trabalhadas:
Organização Espacial, Atenção e Percepção Visual, Lateralidade.
Local: quadra ou espaço similar
Materiais: giz colorido e bolas. 
                                                     MOVIMENTAÇÕES NO ESPAÇO
1.      Todos iniciam o jogo andando livres pela quadra, ao sinal do apito do professor  formam, rapidamente, uma coluna com um aluno em  pé e outro agachado e assim sucessivamente até  final da coluna.
2.     As crianças voltam a andar livremente e ao sinal do apito do professor, formam uma grande roda, de forma que um fique com o corpo  virado para fora  da roda e o outro com o corpo virado para dentro, intercalando as posições.
3.     Enquanto os alunos andam, desenhe um quadrado no chão, e ao sinal do apito peça que todos entrem dentro dele.(Desenhe um quadrado menor do que o número de alunos da sua turma, para que eles precisem se “espremer” para entrar nele.
VARIAÇÕES:
1. Peça ás crianças que entrem no quadrado pulando com o pé direito, segurando o esquerdo  com a mão (tipo Saci-Pererê);
2. Faça vários desenhos no chão. Divida o grupo em pares. Distribua bolas para cada dupla. Ao sinal do apito cada criança joga a bola para o seu par, andando e jogando sem pisar nos desenhos e sem deixar a bola cair.
                                                                                                           Por Ana Mello